Elias Raimundo de Brito, 782 • Monte Carlo • Matão/SP
Centro automotivo
argeo bosch car service

Sistema Elétrico / Bateria

SISTEMA ELÉTRICO

A complexidade dos componentes elétricos e eletrônicos contidos atualmente no automóvel resultou em cerca de 1km de cablagens que percorrem toda a carroceria. Isso é o sistema elétrico do automóvel, que possui diversas funções de acordo com seus consumidores. Uma das principais funções do sistema elétrico é possibilitar a partida do motor a combustão, através de seu circuito de partida. Após a partida do motor, este é mantido em funcionamento através do circuito de carga, que alimenta os consumidores do circuito de ignição e injeção, alimenta consumidores elétricos de bordo e ainda recarrega o acumulador de energia (bateria).

 

A cablagem do sistema elétrico automotivo é extensa, os fios são identificados por diversas combinações de cores, exceto pelos fio positivo da bateria, a chamada linha 30 e pelo negativo da bateria, ou terra (aterramento ou massa), sendo as cores vermelha e preta respectivamente. Devido a complexidade do sistema elétrico, os fios e seus caminhos são identificados através de esquemas elétricos desenvolvidos pelas próprias marcas. As cores dos fios podem estar indicadas por letras, ou caso o esquema seja colorido (o que já é frequente), os fios são identificados por letras e pelas cores em um esquema impresso ou digital.

Quando alimentado apenas pela bateria (motor desligado), o sistema elétrico recebe um tensão 12V, esta tensão alimenta todos os consumidores elétricos, os contínuos, os de longa duração e os de curta duração. Uma vez que o motor está em funcionamento, o alternador se encarrega de recarregar a bateria e alimentar os consumidores, assim a tensão produzida por este é 14,8V. Mesmo o circuito de ignição trabalhando com tensões acima 30.000V, para que este funcione, é necessário a tensão padrão do sistema elétrico.

ALTERNADOR:

O funcionamento do motor de um carro é elaborado para gerar sua própria energia com a ideia de alimentar os diversos equipamentos a bordo, mas tudo isso só é possível graças a uma peça: o alternador.

Esse componente do sistema elétrico do automóvel é ativado por uma correia ligada ao motor, assim ele gera corrente alternada que é transformada em corrente contínua. Essa energia gerada pelo alternador é para carregar a bateria e alimentar o sistema elétrico com o motor em funcionamento.

Os sistemas de ignição e injeção dependem totalmente da energia disponibilizada pelo alternador.

Quando o motor está desligado, a bateria, normalmente de 12 volts, é que se torna responsável de alimentar os mais diversos equipamentos do veículo, como os faróis, lanternas, vidros elétricos, rádio e CD player, entre outros acessórios elétricos.

Quando o motor está em ação, a energia consumida é abastecida pelo alternador, que fornece a corrente necessária para o funcionamento de todos os dispositivos elétricos. Com o alternador ligado, a tensão gerada é de aproximadamente 14 volts. Quer dizer que o sistema utilizado é o sistema de 14 volts.

Essa é a articulação que o alternador deve prover para manter carregada uma bateria de 12 volts, na verdade com uma margem para garantir que a energia vai chegar a todos os componentes elétricos e que nunca seja menor que a voltagem da bateria, afastando assim o risco de apagão.

MOTOR PARTIDA:

O motor de arranque ou motor de partida é um componente importantíssimo do carro. Pois é ele o responsável por colocar o motor a combustão em funcionamento.
Após ter feito isso, o motor de arranque sai de funcionamento. Daí vem a alta durabilidade deste componente, ou seja, seu fator de serviço é baixíssimo.
 
Sua função é transformar energia elétrica (proveniente da bateria) em energia mecânica rotacional (eixo de saída). O motor de arranque precisa ser forte o suficiente para, além de retirar os pistões no interior dos cilindros da inércia, realizar neles (não em todos) o segundo tempo do motor, a compressão. Após ter feito isto pela primeira vez, o terceiro tempo vem pela ação da vela e o motor passa a funcionar sem a ajuda do motor de partida.
 
 
A equipe do CENTRO AUTOMOTIVO ARGEO BOSCH SERVICE, está qualificada para resolver qualquer problema elétrico do seu veiculo.

Agradecemos a todos nossos amigos, clientes e parceiros que acreditaram e confiaram em nossos serviços ao longo desses anos, e estamos trabalhando a cada dia mais para agregar e melhorar ainda mais a qualidade dos nossos serviços prestados, agora contando ainda com aparelhos de ultima geração para um melhor diagnóstico do seu veiculo e sendo um Bosch Car Service / Mobil OilExpress, agregando ainda mais conhecimento e agilidade na prestação de serviços.

Oficina Autorizada
Oficina Credenciada