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Centro automotivo
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Câmbio Automático

 

CÂMBIO AUTOMÁTICO / DSG / CVT

CÂMBIO AUTOMÁTICO:

Enquanto o câmbio manual utiliza engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, o câmbio automático se baseia em um sistema de engrenagens planetárias, com tamanhos diferentes e sempre engatadas entre si, sendo que a relação da força depende da ordem com que essas engrenagens estão conectadas. O sistema é hidráulico e também utiliza um conversor de torque.

Cada uma das engrenagens planetárias possui três componentes principais: a engrenagem coroa, a planetária e seu suporte e a engrenagem solar. É em volta da engrenagem solar que as planetárias giram e o sistema ainda conta com cintas para travar partes do conjunto de engrenagens.

Há ainda um conjunto de embreagens internas, em banho de óleo, e freios que permitem, hidraulicamente, o acionamento das engrenagens corretas, criando dessa forma as relações de marcha que permitirão o deslocamento do veículo.

Adicionalmente, o conversor de torque, presente nos câmbios automáticos atuais, é uma espécie de uma bomba acoplada à caixa de marchas (que lança o fluído hidráulico no sistema), possuindo o estator (que direciona o fluxo do fluído) e uma turbina (que recebe o fluído). A grande vantagem desse componente é a ampliação do torque do motor.

Finalmente, é importante lembrar que as caixas automáticas atuais possuem vários dispositivos eletrônicos de controle.

Para ilustrar tudo isso na prática, vamos aos vídeos a seguir. O primeiro deles é bem prático e mostra um câmbio automático AL4 funcionando de modo aberto, numa bancada.

https://www.youtube.com/watch?v=lJRvk0aPHKY

CAMBIO AUTOMOTIVO EM 3D:

https://www.youtube.com/watch?v=sl-FVCxV3FM

 

CAMBIO CVT

Considerado por especialistas uma das opções mais confiáveis em termos de funcionamento, robustez e aproveitamento de torque, a transmissão CVT, do inglês Continuously Variable Transmission(Transmissão Continuamente Variável) é uma das principais opções de câmbio encontrada em carros europeus, americanos e japoneses. Uma vantagem clara também é o consumo reduzido de combustível, uma vez que o motor funciona de forma mais uniforme.

O câmbio CVT não tem o conceito de marchas, uma vez que funciona com um sistema de duas polias de tamanhos diferentes, interligadas por uma correia metálica (ou corrente) de alta resistência. O funcionamento é bem parecido com o sistema de catracas de uma bicicleta com marchas, mas com as trocas sendo feitas de forma automática de acordo com a velocidade. Sem trancos e bastante simples, este tipo de transmissão reduz bastante o risco de quebras e problemas nos carros em que é usada.

No Brasil, temos diversos exemplos de carros com este tipo de transmissão, destacando-se os japoneses da HondaSubaruMitsubishi e Nissan. Alguns modelos franceses também oferecem a tecnologia nos seus carros. 

COMO FUNCIONA UM CAMBIO CVT:

https://www.youtube.com/watch?v=MplgRn1iE-0

https://www.youtube.com/watch?v=5N8Ml_j3CUg

 

CAMBIO DSG / DUPLA EMBREAGEM

sistema de dupla embreagem é presença frequente nos carros alemães de entrada, principalmente das linhas Volkswagen e Audi. Carros como Jetta TSI, Golf TSI e GTI, além de diversos modelos Audi usam o sistema chamado DSG – Direkt Schalt Getriebe em alemão ou Direct Shift Gearbox em inglês. Outras marcas, no entanto, também aderiram ao sistema que executa trocas de marchas em milésimos de segundos e permite uma sensação única de dirigibilidade, superior aos tradicionais câmbios automáticos ou mesmo CVTs, com o caso de Mercedes, Porsche, BMW, entre outros.

No Brasil, outro destaque é a Ford, que equipa o Focus, EcoSport e o New Fiesta com sua versão do sistema de dupla embreagem, batizado de Powershift.  O princípio de funcionamento se baseia em duas embreagens que controlam dois conjuntos de engrenagens completos. É como se fossem dois câmbios dentro de uma só caixa. A diferença é que as trocas de marcha acontecem de forma automatizada, através de um sistema eletro-hidráulico, o que traz a suavidade de uma transmissão automática a este complexo sistema.

De forma simplificada, quando estamos rodando em primeira marcha, a segunda já está engatada. No momento da mudança, simplesmente uma embreagem se desconecta e a outra se conecta. A mudança ocorre imediatamente. Apesar de muito eficiente e elogiada do ponto de vista de engenharia e precisão, o uso deste tipo de sistema no Brasil tem despertado opiniões polêmicas, com muitos clientes reclamando de ruídos, além da manutenção mais cara.

Entenda como funciona o sistema DSG, da VW

https://www.youtube.com/watch?v=kz_LT_kg0_4

O vídeo abaixo mostra uma explicação simples do funcionamento do sistema da Powershift, da Ford:

https://www.youtube.com/watch?v=sWBZ51Wv3Ho

 

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Agradecemos a todos nossos amigos, clientes e parceiros que acreditaram e confiaram em nossos serviços ao longo desses anos, e estamos trabalhando a cada dia mais para agregar e melhorar ainda mais a qualidade dos nossos serviços prestados, agora contando ainda com aparelhos de ultima geração para um melhor diagnóstico do seu veiculo e sendo um Bosch Car Service / Mobil OilExpress, agregando ainda mais conhecimento e agilidade na prestação de serviços.

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