Elias Raimundo de Brito, 782 • Monte Carlo • Matão/SP
Centro automotivo
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Câmbio Manual / Embreagem

EMBREAGEM (CÂMBIO MANUAL)

A embreagem é um equipamento que constitui um sistema. Ela fica localizada entre o motor e a caixa de câmbio. Sua principal função é transmitir a força produzida pelo motor para a caixa de câmbio e, esta por sua vez, transmite a força para os outros componentes e equipamentos do sistema de transmissão.

A embreagem é composta por três partes: o rolamento, o platô e o disco. O platô é feito pela carcaça da embreagem, placa de pressão e mola membrana. Uma função a parte, mas importante, da embreagem é a filtragem de vibrações torcionais, ou seja, previne que as rotações exercidas para gerar força pelo motor prejudique os equipamentos do sistema de transmissão. O platô é fixado ao volante do motor e o disco fixado sobre o eixo piloto do motor. O eixo tem estrias que se fixam na parte interna do volante.

Quando o pedal da embreagem é acionado, o fluído do circuito hidráulico desce e pressiona o cilindro auxiliar da embreagem. A haste externa aciona a alavanca e o garfo simultaneamente. O garfo puxa a alavanca e alivia a pressão do disco interno, afastando a placa de pressão do volante. Isso faz com que o disco de desconecte do volante, assim a transmissão acessa a caixa de torque através do eixo piloto, para que seja trocada a marcha.  Tudo bem, explicando assim, resumidamente, pode parecer muito trabalho, mas esse processo é repetido várias vezes pelo motorista, em menos de um segundo.

PRINCIPAIS PROBLEMAS:

 

Ruido de raspando
Quando você faz a troca de marchas e, mesmo pisando fundo no pedal da embreagem, ouve aquele ruído de ferro com ferro, é sinal de que o conjunto não está abrindo o suficiente para parar o câmbio.

Pedal duro
Você pisa no pedal da embreagem e ele está pesado, duro. Este é um sinal de que existe desgaste entre o atuador e as molas do platô.

Pedal sem curso

O carro deve começar a se movimentar quando o pedal da embreagem estiver na metade do seu curso. Se o carro anda apenas com o pedal muito “aqui em cima”, quando se está quase tirando o pé, é sinal de que desgaste é grande.

Saindo rápido
Quando o veículo se movimenta com o pedal muito próximo do assoalho, o problema é de falta de sangria (ar no sistema hidráulico) ou regulagem do cabo (para veículos com cabo) e, neste caso, não é necessário substituir nenhuma peça.

Carro trepidando
Se quando você muda de marcha seu carro sai trepidando, também é sinal de problema: existe empenamento ou do platô ou do disco.

Patinando
Ao tentar subir uma ladeira, você sente que o carro ficou sem força, mas a rotação do motor foi lá para cima. Isso significa que sua embreagem está desgastada e possivelmente queimada. Geralmente, depois desta situação, o disco da embreagem exala um cheiro característico de amianto queimado, que permanece um bom tempo dentro e fora do veículo.

FAÇA O TESTE

Para ter certeza de que a embreagem está ruim, faça um teste. Ande um pouco com o carro para frente, pare e conte até 3. Em seguida, engate a ré. Se não arranhar, a embreagem está boa (veja mais detalhes no vídeo acima).

RECOMENDAÇÕES

Veículos mais antigos e alguns poucos mais novos possuem regulagem no cabo da embreagem. Na maioria dos carros, o acionamento é hidráulico e não possui regulagem. Caso precise substitui-la, será necessário:

Obviamente um cabo quebrado, um varão partido, um cilindro com vazamento, um eletromotor ou um garfo defeituoso, podem causar pane no veículo deixando-o sem embreagem, deixando o motorista portanto sem a possibilidade de engrenar uma marcha com o motor em funcionamento e a transmissão parada, remédio para isso é engrenar a primeira marcha e ligar o motor com a marcha engrenada, isso fará o veículo dar um “pulo” à frente, mas permitirá que o condutor chegue até um local seguro onde possa ser feito o resgate ligando para a nossa equipe do Bosch Car Service Centro Automotivo Argeo.

 

Agradecemos a todos nossos amigos, clientes e parceiros que acreditaram e confiaram em nossos serviços ao longo desses anos, e estamos trabalhando a cada dia mais para agregar e melhorar ainda mais a qualidade dos nossos serviços prestados, agora contando ainda com aparelhos de ultima geração para um melhor diagnóstico do seu veiculo e sendo um Bosch Car Service / Mobil OilExpress, agregando ainda mais conhecimento e agilidade na prestação de serviços.

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